A luta de todos contra todos ? Ou a luta de um contra todos ? #machismo #themaskwelivein #bullying

Pra quem nunca teve o prazer de ler Hobbes deixo o link do wikipedia. Como base na faculdade para estudar relações internacionais, tivemos, claro, que estudar ciências politicas.

Do indivíduo, pro coletivo, grupo, Estado, Nação, contrato social.  Como um individuo abre mão da sua liberdade pra viver em “paz” e “segurança”.

Diversos filósofos escreveram opiniões contrárias ou modificadas sobre o assunto. Mas claro que aqui eu olho apenas para o meu filho.

Um ser, nasce, observa, cresce, forma sua personalidade. Ele não tem a opção de mudar de pais, ou sozinho mudar de escola, ou escolher pagar ou não impostos.

Uma criança, aprende a falar e se relacionar. O quanto os adultos responsáveis ( aqueles que moram com a criança) conseguem influenciar e o quanto o coletivo influencia?

Aqui demoramos quase 1 ano depois do lançamento da Elsa pra assistir o filme, eu me lembro de estar em casa numa sexta feira, por ele pra dormir, a mãe saiu com as amigas e eu decidi assistir o filme pra controlar se o conteúdo era apropriado ou não.

Sim, sim … chato pra KCT ! Alguém já percebeu quanto palavrão, xingamento e violência tem o Ice Age ? ( KCT são apenas letras aleatórias do alfabeto 😉 )

O cara ficou fan da Elsa. E deu um mega trabalho, sequer achar uma camiseta da Elsa que não fosse extremamente cheia de Glitter. Mas comprei, uma camiseta sem corte “especial” azul claro, com a foto da Elsa. Não consegui comprar uma camiseta tamanho adulto com a foto da Elsa.

Perguntamos: e se as pessoas disserem que é de menina, tudo bem?

-“tudo”

E assim foi com Elsa, Pequeno Poney, junto de Carros, Tartaruga Ninja, Batman, todos os super heróis que normalmente são vendidos pra “meninos”. Dos 3 aos 5 anos.

Mas pouco a pouco, algo aconteceu. Pressão dos amigos da escola? Suporte não suficiente das amigas da escola? Ele não quer ir mais com as camisetas “de menina” pra escola.

Na academia, mais de uma vez, eu no trocador com ele, e os meninos de 6-7 anos foram zoar ele por cause do casaco de inverno violeta. Meu guarda-chuva é violeta, minhas camisetas preferidas são do Escotismo, violetas. E claro que eu disse que todas as cores são de todas as pessoas.

São apenas 3 meninos na escola.

Quando fomos a portugal, fazendo as malas, pus a camiseta do pequeno poney, ele disse: “lá em portugal tem meninas na casa onde vamos visitar, então não tem problema levar”.

Já puxei as professoras de lado, falei na frente delas e dele, elas confirmaram que todas as cores são de todas as pessoas, que as camisetas dele são lindas. Já peguei mães no trocador, com duas filhas, e elas reforçaram que as camisetas são lindas. Já falei com os 3 meninos e pais, claro.

Semana passada ia fazer Sol, na hora de sair pra escola, encontrei apenas o boné da Elsa+Ana. Quando fui buscá-lo, ele estava com um boné horrível amarelo cor de marca texto e uma amiga com o boné dele.

A professora, que sabe que eu sou super doce e um zombie de adulto (que faz tudo conforme a sociedade prega e a TV mostra) #sqn, com aquela cara de pastel grita de longe. “eles decidiram trocar, mas eu pedi pra esperar por você”.

O boné é dele. A questão primordial é a liberdade (com limite), não vou impor que ele precise vestir um negócio que ele não quer. Falei que os adultos responsáveis pela menina deveriam também aprovar a troca e por mim tudo bem.

A gente continua passando, por exemplo, valores e visões do mundo. Este domingo, uma amiga dele estava em casa, os dois pintando, ela 6 meses mais nova do que ele. Ela diz que não pinta tao bem, ou tao bem quanto ele. Ele diz:

“você pinta bem, você tem que insistir, continuar pintando que um dia fica melhor”

Não vou precisar dizer quantas vezes ele ouviu esta frase, mas o tamanho do meu orgulho quando ele, tao naturalmente, aplicou a frase e a ação… não cabem em blog nenhum do mundo.

Mas, parece a luta de poucos contra todos… lá vou eu achar , ou mandar fazer uma camiseta de Elsa rosa pra ir buscar ele na escola ! 😉

 

 

 

Leave a Reply

