Painel de controle … (aprendizado)

Aqui em casa meu filho parece bem com a Riley ( Divertida Mente) . Acorda, cheio de energia, a “Alegria” tenta dominar o painel. Tem um pouco de “Nojo”, um tico de “Medo”, mas grande parte do tempo lá esta a “Alegria” dominando.

Claro que tem uma reclamação, uma “Tristeza” momentânea de não poder brincar com algo, ou ter que parar pra fazer outra coisa, etc. Mas logo se explica, logo está tudo bem.

O que eu preciso de muita atenção é pra quando realmente a Tristeza dominar o painel. Quando o olhar quase some e ele esta em silencio, em total contato com algo la dentro. O silencio é cortante. Eu adoro ficar em silencio, adoro curtir o meu silencio. Mas quando, no meio do dia, ele fica em silencio, a primeira reação é tentar fazer a “vida” voltar, a Alegria assumir.

Sábado fomos ao restaurante japonês. Íamos frequentemente, os donos conhecem a gente, tem 3 crianças, uma vez a dona até disse que eu poderia deixar meu filho lá com eles, em uma das vezes que minha esposa foi operada.

Nos mudamos e fica mais distante. Neste ano levei ele lá uma vez, e agora no sábado. Ele adora ficar sentado num banco olhando a pessoa fazer o sushi ( ele adora ver a comida sendo feita, em qualquer restaurante que vamos).

De longe eu vejo ele apontando o dedo pra cima e dizendo “lá no céu”. A dona não se aguentou e perguntou onde estava a mãe dele …

Quando a miso ficou pronta ele desceu e veio comer. Perguntou: ” papai ?! quando seu avo morreu, você ficou triste?”

– Claro filho, é normal a gente ficar triste quando alguém que amamos morre.

– “eu estou triste pq a mamãe morreu”

E a tristeza assumiu o painel, comemos, e voltou no carro no banco de trás olhando pro vidro. Perguntei se queria conversar, ele disse que não. Aquele silencio …

O coração que bate no meu peito eu já cuido, mas o meu coração que bate fora do meu peito … parece bem mais frágil …

Mas ainda bem que o filme mostrou tao bem que a tristeza tem seu papel … e espero conseguir deixar ele controlar o painel de controle dele …

 

 

 

 

 

Leave a Reply

