Mais uma difícil lição …..

uma que vou ter que tentar aprender e lembrar constantemente.

Passamos os últimos 5 anos tentando desconstruir vários ciclos, mas o mundo lá fora ainda não.

Então minha zona de conforto é a escola montessori e talvez os parentes diretos. Pessoas que acompanharam, já visitaram, já tiveram seus puxões de orelha e sabem 80% de como a banda toca.

As pessoas não conseguem escutar uma criança chorando, que já pensam em oferecer mil coisas, distrair a criança com um helicóptero ou avião. Isto significa criar mais caos no mundinho de uma criança que já esta chorando, ou seja, já tem algo não equilibrado.

Ninguém faz de propósito, claro, mas o difícil é você acolher seu filho e ao mesmo tempo gentilmente segurar a outra pessoa.

Em casa choro significa colo, apenas isto. Acolhimento. Não significa não dar a oportunidade de lidar com uma frustração. Não significa oferecer algo novo.

Meu filho correu, caiu no chão. Ralou cotovelo e joelho. Doeu, claro que doeu. Pode chorar sim.

“quando casar sara” . Imagina, o camarada tem 5 anos, vai casar com …. 35 ? Vai ter que esperar 30 anos pra uma ralada de joelho sarar ?

A intenção é apenas ajudar, claro. Mas os adultos acabam “atropelando” a criança.

Caiu ? Ralou ? Vai ter que lavar. Sim, vai arder. Mas se não lavar o bichinho da rua vai pro seu corpo e talvez você tenha que tomar injeção ou remédio forte. Pronto, lavou, poe band-aid , vem no colo, se acalma e vai lá brincar.

Mas a lição é esta, é impossível protege-lo de todas as pessoas que vão passar na vida dele que não olharam pra estes antigos hábitos e vão dizer que não doeu ou que quando casar passa.

Ele tem o magnetismo dele, vai ter que passar por coisas e eu vou ter que conseguir ver e apenas observar.

Já era difícil ser paterno e materna “chatos”. Ser paterno solo “chato” é osso.

#

Na esteira da bagagem no aeroporto, linha amarela pras pessoas não ficarem grudadas na  esteira.

-“Filho, fica atras da linha amarela, por favor.”

-“Mas papai, ele e ele não estão atras da linha”

-“Eles são meus filhos ? Não, você é e eu estou te ensinando a ficar atras da linha como EU também estou.”

(uma da pessoas, sem olhar pra trás ou pra mim, deu um passo e ficou atras da linha 😉 )

#

Leave a Reply

