Um dos ingredientes mais importantes

Durantes a fase dos 2-3 anos, tivemos que lidar com no máximo 3 tantrums. Teve um que durou 45 minutos, revesamos no papel de good cop e bad cop, ficamos firmes e ele acabou logo percebendo que não era por ali que ia resolver as coisas.

Passamos a conversar muito e negociar muito. E ele se tornou uma criança que pede algo, e consegue ouvir um não, consegue entender o que estamos falando e que existe uma lógica que as vezes impera e sobrepõe uma vontade.

Mas tudo isto exige paciência e tempo. Pra isto, eu, que sou uma pessoa super pontual, tenho que me planejar bem, ou esquecer um pouco o relógio. Onde vejo pais e mães se estressando com as crianças na escolinha é quando saem tarde de casa e dai tudo vira um inferno.

Se eu preciso estar em algum lugar com horário marcado, eu tenho que levar em consideração o tempo dele, que anda muito muito muito mais devagar do que eu, ou que quando eu chegar na escolinha e peco pra ele fazer xixi, ele vai ter vontade de fazer coco também.

Uma vez eu fui a um workshop de pais montessori, e alguns pais falaram da pressão do trabalho, um deles queria um contrato de 30 horas ( aqui na Alemanha existem diferentes tipos, 40 horas, 30 horas, 25 e 20 horas), mas a empresa disse que 30 horas era apenas pra mães e não pais …

Há 16 anos que eu sempre consegui impor meu ritmo de trabalho e sair pontualmente. E vou continuar fazendo assim, sendo que agora ele vai ditar os horários, claro que vamos acordar todos os dias na mesma hora, mas as vezes ele vai demorar um tico a mais ou a menos pra ir pra escola … e vou continuar ali, seguindo o ritmo dele, independente se eu vou chegar “tarde” no trabalho. Vou sair no horário, vou sair mais cedo pra eventos da escola, etc. (Faço home-office quando ele dormir). Sim, super privilégio, e como eu disse, não vou discutir o sexo das Anjas, o quanto eu conquistei e o quanto é parte apenas do sistema.

Se você fizer o tempo andar mais devagar durante a semana, vai gerar menos conflito, menos disputa, stress, etc. Este é um ingrediente muito importante pra mães e pais solos …

One thought on “Um dos ingredientes mais importantes

Leave a Reply

